quinta-feira, 17 de novembro de 2011


           “DIOCESE DE PETROLINA, UMA IGREJA EM MISSÃO”
Serviço de Animação Vocacional Missionária – SAVM
Conselho Missionário  Paroquial - COMIPA
VIGÍLIA VOCACIONAL MISSIONÁRIA
24 de novembro de 2011




 
                                                                                                                      






Tema – Esta é a vontade de Deus à Vossa Santificação

 Acolhida / Louvor – Músicas Vocacionais –  (Cada comunidade deve fazer este momento de acordo com sua realidade)

Animador:  Sejam todos bem vindos (as) a este momento de vigília  a Jesus Sacramentado, quando nos colocaremos diante D’Ele, trazendo assim as nossas motivações pessoais, rezando por nossa Diocese e Paróquias e especialmente pela nossa SANTIFICAÇÃO. 
                                                                          
Dirigente -  Invoquemos a Santíssima Trindade cantando:

 Ato Penitencial – Dirigente -  Façamos neste momento um momento de silêncio pedindo perdão ao Deus da Vida pelas ações não realizadas na caminhada do ano percorrido . . .

Cantemos: Como Zaqueu (Regis Danese )

Como Zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar Sua atenção para mim
Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de Ti, oh Pai
Sou pequeno demais
Me dá Tua paz
Largo tudo pra Te seguir
Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim

III Exposição do Santíssimo - Adoração ao Santíssimo Sacramento (Criar momentos de silêncio interior)

Dirigente: Jesus Eucarístico é alimento que fortalece o discípulo em sua vocação. Vamos adorá-lo, prostrando-nos diante dele e reconhecer a sua grandeza. É Ele que nos ajuda a sermos santos apesar de nossas fragilidades.

Canto: “É teu este momento de adoração... ou a critério da comunidade”
 (Fundo musical)  - Momento de oração pessoal – Silêncio interior

Animador – Hoje somos convidados a rezar o Terço e a meditar os  Mistérios Luminosos - Os mistérios luminosos, segundo o Papa, levam-nos a contemplar os acontecimentos da nossa salvação contidos nos evangelhos. Esses acontecimentos se, por um lado, são uma revelação da identidade de Cristo, como Messias; por outro, constituem também uma revelação do chamamento do discípulo, de cada cristão. Sendo eminentemente vocacionais,  inserem-se plenamente no nosso itinerário de oração.

Dirigente:  I. Oferecimento   -  II.  Credo -           III. Pai Nosso –                       IV. Três Ave-Marias -       V. Ejaculatórias

    ( Obs.:  Após cada contemplação apresentação de um símboloJ)

Animador: 1º Mistério: No primeiro mistério luminoso contemplemos o Batismo de Jesus no rio Jordão  - Do Evangelho segundo
 S. Marcos (1, 9 -11):

Leitor 1 - Por aqueles dias Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Quando saía da água viu-se serem rasgados os céus e o Espírito Santo descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado”.
Leitor 2 - Breve reflexão - “Enquanto Cristo, o inocente que se faz pecador por nós, e desce à água do rio, abrem-se os céus e a voz do Pai o proclama Filho predileto, e o Espírito desce sobre Ele para o investir da missão que o espera. Cada um de nós neste chamamento do Filho recebe também o chamamento a ser filho. Unidos a Cristo somos filhos no Filho
Animador:. Ó Maria, auxílio dos cristãos, ajuda-nos a viver a vocação batismal! (Um jovem entra trazendo  A água – Enquanto se canta “Eu te peço desta água ...)

Pai nosso... Ave-Maria... Glória...
Animador - 2º Mistério: No segundo mistério luminoso contemplemos o início dos sinais nas núpcias de Caná - Do Evangelho segundo S. João (2, 1-12)
Leitor 1 - Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Não têm vinho!” ...
Leitor 2 - Breve reflexão - Em Caná, quando Cristo, mudando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos, graças à intervenção de Maria, a primeira crente. Cristo manifesta a sua glória. Ele aparece como o esposo que veio para desposar a humanidade inteira. A sua vocação messiânica manifesta-se na alegria que suscita na família dos esposos. A dimensão vocacional está presente na missão que eles são chamados a desenvolver. Maria apresenta-se aqui como animadora vocacional: aponta-nos a orientação do caminho a seguir por todos aqueles que se sentem chamados: “Fazei aquilo que Ele vos disser”.
Animadora: Maria, mãe daqueles que são chamados, Ajuda-nos a acolher a vocação à vida de especial consagração para alegria do mundo! (Um casal entra com uma imagem de Nossa Senhora e Vinho – Enquanto canta-se
1. Na festa da vida sem par, Caná põe a mesa, pois não
na mesa não pode faltar nem vinho, nem risos, nem pão.
Maria, que é mãe, ali vai. Os noivos têm mãe em Canà.
Jesus quer saber a hora do Pai, Maria lhe diz: “É já!”
MARIA, MARIA, VEM PÔR, MÃE QUERIDA
JESUS, PÃO DA VIDA, NA MESA DO ALTAR!
MARIA, MARIA! SEM TI NÃO HÁ FESTA:
Ó VEM, FICA NESTA, PRÁ NADA FALTAR!

Animador - 3º Mistério: No terceiro mistério luminoso contemplemos o anúncio do Reino e o convite à conversão  - Do Evangelho segundo S. Marcos (1, 14 ss):
Leitor 1 - Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.
Leitor 2 - Breve reflexão -  Esta é a pregação com que Jesus anuncia a chegada do Reino de Deus e convida à conversão, perdoando os pecados daqueles que se ligam a Ele com humilde confiança, início do mistério de misericórdia que Ele continua a exercer até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à Igreja. Cristo é enviado do Pai para a anunciar o evangelho da salvação.  É um apelo vocacional: chamamento a deixarmo-nos evangelizar para nos tornarmos evangelizadores, a acreditarmos no Evangelho,  a anunciarmos o Evangelho, a tornarmo-nos Evangelho vivo.
Animador:  Maria, refúgio dos pecadores, converte-nos ao teu Filho para nos tornarmos apóstolos e missionários do evangelho no mundo!
( Uma criança entra trazendo a Bíblia – Enquanto se canta o refrão de  – Amar como Jesus amou...)
 Pai nosso... Ave-Maria... Glória...
Pai Nosso... Ave-Maria... Glória...











Animador - 4º Mistério: No quarto mistério luminoso contemplemos a Transfiguração do Senhor  - Do Evangelho segundo S. Marcos (9, 2-8):

Leitor 1 - Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim.Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele..
Leitor 2 - Breve reflexão - A Transfiguração,  acontecida, segundo a tradição, sobre o Monte Tabor. A glória da Divindade reflete-se no rosto de Cristo. O Pai revela-o aos Apóstolos extasiados, ordenando-lhes que o escutem e se disponham a viver com ele o momento doloroso da Paixão, para tomarem parte com Ele na alegria da Ressurreição  e na transfiguração do Espírito Santo. Na teofania do Tabor Jesus revela o seu rosto glorioso, o rosto da ressurreição. Tal experiência de graça e de beleza sem precedentes constitui para os discípulos como que chamamento à contemplação  e preparação para a amarga experiência da cruz. Hoje ainda este chamamento se faz ouvir a tantos/as  jovens. É o chamamento à vida contemplativa, fonte de alegria e de paz, e à participação nos sofrimentos da redenção da humanidade.

 Animador: Maria, mestra de oração, suscita, entre nós, muitos contemplativos do rosto luminoso do teu Filho! (Uma jovem entra com O Círio ou uma vela grande – Enquanto se canta: Deixa a luz do Céu ... –
Pai nosso... Ave-Maria... Glória...
Dirigente -   Neste momento queridos irmãos paremos para contemplar todos dos símbolos que foram trazidos... através deles buscamos a santidade, que consiste em amar sempre fazendo a vontade de Deus. (Pode-se cantar A Ti meu Deus...enquanto se faz um momento de contemplação)

Animador -  5º Mistério: No quinto mistério luminoso contemplemos a instituição da Eucaristia- Do Evangelho segundo S. Marcos (14, 22-25):

Leitor 1 - Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, pronunciada a bênção, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças, entregou-lho e todos beberam dele.  E disse-lhes : Isto é o meu sangue da aliança, que vai ser derramado por todos. Em verdade vos digo: não voltarei a beber do fruto da videira até ao dia em que o beba, novo,  no Reino de Deus”. 

Leitor 2 - Breve reflexão - A instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até ao fim” o seu amor pela humanidade, por cuja salvação se oferece em sacrifício. O dom da Eucaristia está unido ao do sacerdócio ministerial. O Senhor continua a chamar homens generosos, prontos a repetir o gesto de repartir o pão para edificar a comunidade no corpo vivo do Senhor que é a Igreja: os sacerdotes. Eles são representação sacramental de Jesus pastor e guia do seu rebanho.
 Animador: Ó Maria, mãe dos sacerdotes, alcança-nos do Senhor o dom de muitos e santos sacerdotes para a sua Messe!
Pai nosso... Ave-Maria... Glória...

Dirigente: Conduz para mais um momento de Contemplação e adoração ao  Santíssimo  Sacramento – (Cantos de adoração que a comunidade conheça)

Canto: Tão sublime Sacramento

Dirigente – Somos chamados pelo próprio Cristo a sermos santos assim, como o Pai do Céu é santo... Proclamemos a Santidade de Deus rezando o Salmo 99

Lado 1 -   O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra.
Lado 2 -  O Senhor é grande em Sião, e exaltado acima de todos os povos.
Lado 1-    Louvem o teu nome, grande e tremendo; pois é santo.
Lado 2 -   É Rei poderoso que ama a justiça; estabelece a equidade, executa juízo e justiça em Jacó.
Lado 1-    Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante de seus pés; porque ele é santo.
Lado 2 -  Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia.
Lado 1-   Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardavam os seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera.
Lado  2 - Tu os ouviste, Senhor nosso Deus; tu foste para eles um Deus perdoador, embora vingador das maldades.
 Lado 1 - Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é Santo.

Canto: Senhor, Quem entrará - Padre Jonas Abib
Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar? (2x) Quem tem as mãos limpas, e o coração puro, quem não é vaidoso, e sabe amar (2X)

Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar (2x) Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro, arranca a vaidade, ensina-me a amar (2X)

Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar (2x) Teu sangue me lava, teu fogo me queima, o espírito santo inunda meu ser (2x)

Oração Final (Vocacional)
Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrame sobre nós teu Espírito, que ele nos dê a sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de Operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa . Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém.

Canto final (abraço da paz) –  Cristo é a Felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário